Como fazer uma Mudança Residencial: Guia Completo em 2024

family having fun while moving into new home

A única constante na vida é a mudança. E para milhões de brasileiros todos os anos, essa mudança significa morar em outra residência.

Alguns se animam com a ideia de mudança de casa, outros ficam estressados só de pensar. Seja como for, uma mudança residencial costumam demandar bastante energia e um bom planejamento é essencial para facilitar esse processo.

Se você está se preparando para uma mudança residencial, não se preocupe mais, você encontrou um guia completo com todas as informações e dicas essenciais para organizar uma mudança residencial tranquila, evitando o estresse e a dor de cabeça e transformando sua mudança numa experiência positiva na sua vida.

Como se preparar um mês antes da mudança

Antecedência é a palavra mágica. Quanto mais cedo você começar a se planejar, mais tranquilo será organizar uma mudança residencial.

Muitas tarefas precisam ser feitas ao longo do processo, o que é desgastante. Mas se executadas durante as semanas que antecedem a mudança, a carga de trabalho é diluída e o risco de algum imprevisto surgir é menor.

Faça um checklist das tarefas

woman moving using checklist on boxes

A primeira coisa que você deve fazer é uma lista com cada tarefa que o processo de mudança exige, e incluindo o prazo para ser realizada.

Escreva em um papel, faça uma planilha, use um aplicativo de notas ou de tarefa. O importante é deixar anotado em algum lugar com fácil acesso para não ocupar sua cabeça durante todo esse processo.

Dica: utilize este guia para preencher seu checklist de mudança! Você pode inclusive salvá-lo nos favoritos do seu navegador. 😉

Crie um inventário dos seus bens

O que colocar neste relação? Concentre-se principalmente nos móveis, eletrodomésticos e outros objetos maiores que não serão encaixotados.

Esse inventário costuma ser solicitado por transportadoras de mudanças para montarem orçamentos. Caso sua mudança fique em um guarda-móveis ou self-storage, essa relação será essencial para te recordar do que foi armazenado.

Tendo essa lista em mãos pode te ajudar a definir o que vai e o que não vai na sua mudança.

Defina a data e comunique sua mudança

Escolha uma data com antecedência, dê preferência para uma data sem eventos importantes próximos.

Peça uma folga no trabalho ou até mesmo férias. Caso tenha crianças em casa, planeje como será a rotina delas nesses dias, pode ser que estejam na escola ou sob cuidados de um familiar ou amigo próximo. A mesmo vale para pets, com opção de deixá-los em uma creche de animais.

Se você for um inquilino morando de aluguel, é necessário comunicar o proprietário ou a imobiliária sobre a mudança. É comum que o prazo seja de 30 dias, mas cheque o contrato de locação para ter certeza.

Confira regras e impedimentos possíveis

placa proibido estacionar e parar

Pode ser necessário notificar o condomínio sobre a data da sua mudança, tanto na moradia antiga como na nova. As vezes há um limite de mudanças a ser realizadas no mesmo dia. Assim também se garantir uma vaga de estacionamento para o caminhão de mudança.

Há casos que a rua de algum dos imóveis seja proibido estacionar, ou tenha ciclofaixa ou faixa de ônibus. Nesse caso é necessário pedir uma autorização à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para que o caminhão pare na frente do imóvel durante o período da mudança.

Contrate uma transportadora de mudanças

ajudante de mudança carregando móvel

Esta etapa é fundamental para que sua mudança residencial ocorra da melhor forma possível, já que o mercado é amplo e o tipo de serviço e qualidade variam muito de empresa para empresa.

Seguindo as etapas e dicas, você já deve ter informações essenciais para solicitar no mínimo 3 orçamentos. O desafio agora é encontrar uma transportadora de mudanças confiável. Aqui vão mais algumas dicas:

É essencial verificar o que clientes anteriores dizem sobre o serviço. Os principais meios são as avaliações no Google, depoimentos no site da empresa, comentários das redes sociais e sites de reclamação como o Reclame Aqui.

Verifique as avaliações

Você pode pegar boas indicações de amigos e familiares que se mudaram recentemente.

Considere a estrutura da empresa e os serviços ofertados

ajudantes mudança sala de estar

Pesquise se as empresas possuem caminhões adequados para o serviço, utilizam os materiais apropriados, atendem o seu local e possuem equipe especializada em mudança residencial. Veja também que tipo de serviços elas oferecem e que mais se adequam à sua necessidade.

Além do serviço de transporte dos seus bens, que devem ser devidamente embalados e protegidos, você pode necessitar de:

  1. fornecimento de caixas de papelão e materiais de embalagem;
  2. aluguel de caixas plásticas e cabideiros;
  3. equipe para empacotar seus pertences;
  4. desmontagem e montagem de móveis;
  5. içamento de móveis;
  6. armazenagem em guarda móveis;
  7. serviço de organização pós mudança ou personal organizer;

Não busque apenas preço baixo

Como diz o ditado: o barato sai caro. Existem muitos profissionais autônomos que realizam mudanças com preços baixos, porém o risco é sempre alto.

Normalmente é oferecido apenas o transporte dos itens, sem a devida embalagem de proteção, portanto sem garantia de segurança. Além disso a equipe pode não ser especializada em mudanças, trazendo riscos desnecessários aos seus objetos e ao imóvel.

Orçamento detalhado e contrato

Analise se o orçamento enviado pela empresa contém as informações corretas e detalhes do tipo de serviço que será executado. Propostas muitos simples podem esconder cobranças adicionais ou não incluir serviços necessários.

Após o aceite, solicite que tudo seja registrado por meio de um contrato, contendo tudo que foi acordado como prazos, valores, etc.

Como embalar uma mudança

O dia da mudança está chegando e outros preparativos são necessários para que tudo ocorra bem. Fazer um pouco cada semana é a fórmula do sucesso para a organização de uma mudança residencial. Veja nossa lista de dicas:

Colete as caixas de papelão sem custo

Uma maneira de economizar nos materiais é coletar caixas de papelão gratuitas, algumas delas são:

  • em supermercados e atacadistas;
  • perguntando a pessoas que se mudaram recentemente;
  • perguntando nas redes sociais ou grupos de vizinhança;
  • verificando no seu escritório ou local de trabalho;
  • em centros de reciclagem.

E claro, utilize também suas mochilas e malas de viagem. Não é indicado o uso de sacolas e sacos plásticos, pois rasgam com facilidade e podem não ser totalmente vedadas, aumentando o risco de avaria e perda de objetos.

Adquira os materiais de embalagem apropriados

open box with tape and scissors

Se não conseguir coletar as todas as caixas de papelão, ou apenas queira algo mais prático, procure lojas de embalagem específica para mudanças que oferecem caixas de papelão semi-novas mas em boas condições por preços menores.

Lembrando que algumas empresas de mudanças também fornecem o material no pacote da mudança. E há a opção de alugar caixas plásticas para mudança, são práticas e protegem bem o conteúdo.

Os principais materiais para embalar objetos são:

  • caixas de papelão ou caixas plásticas;
  • plástico bolha;
  • papel manilha ou jornais;
  • fita adesiva;
  • marcadores e etiquetas.

Descarte ou se desapegue de itens

Esse é o momento ideal para avaliar o que você tem em casa e classificar entre: manter, descartar, doar e vender.

Descarte itens velhos, danificados e que não são mais usados. Doe pertences para amigos e familiares ou para instituições de caridade. Venda itens para gerar uma receita extra para compras de itens novos para sua nova casa.

Isso inclui também os móveis e eletrodomésticos. Você pode tirar as medidas dos seus móveis e eletrodomésticos para conferir se cabem na nova casa. Caso não caibam, você terá tempo para se desfazer deles.

Assim você evita levar objetos desnecessários para a casa nova, o que além de ajudar na organização após a mudança, pode reduzir o custo de transporte.

Separe os itens importantes que serão levados por você

man sealing box with tape

Talvez você se sinta inseguro em deixar que itens valiosos, documentos sensíveis e itens de muito valor sentimental sejam transportados por terceiros. Na verdade, as transportadoras recomendam que o cliente leve consigo esses objetos.

Considere levar joias, obras de arte, cofres e todos os itens similares por conta própria.

Monte um kit de sobrevivência

Prepare uma mochila ou mala com os todos os itens essenciais para sua primeira noite na nova casa e também para o dia seguinte. Deixe-a preparada antes de terminar de encaixotar, para não ter que abrir caixas já fechadas.

O que pode estar incluso neste kit:

  • roupas para dormir e para o dia seguinte;
  • produtos de higiene pessoal para tomar um banho e se arrumar de manhã;
  • remédios;
  • alimentos de fácil consumo e snacks;
  • utensílios de cozinha básicos.

Comece a encaixotar seus pertences

ajudante fechando caixa com fita adesiva

Essa é uma das etapas mais importantes e demoradas. Caso opte por encaixotar os seus pertences ao invés de contratar um serviço de mudança que inclua no pacote, o ideal é começar aos poucos para não acumular nos dias finais. Confira essas dicas para otimizar seu trabalho:

Comece pelos objetos menos utilizados

Para começar com antecedência, comece empacotando itens poucos utilizados. E lembre-se de fazer o desapego se necessário. Deixe por último os coisas que usa com mais frequência para não ficar buscando o que já foi encaixotado.

Identifique as todas as caixas

Esta dica irá facilitar muito a sua vida depois da mudança! Faça as embalagens por cômodos e as identifique com marcador em etiquetas, fita crepe ou direto nas caixas, desde que fique bem visível. Isso também auxilia a equipe de mudanças a deixar as caixas nos respectivos cômodos do novo imóvel, ajudando na organização.

Além de separar por cômodos, considere embalar por categoria, assim fica fácil desembalar o conteúdo que você precisa primeiro. Por exemplo: “Quarto – Roupas de Cama”, “Cozinha – Panelas”.

Utilize o tamanho correto de caixas

Essa etapa é importante para não correr risco de caixas abrirem no transporte e danificarem seus objetos. Monte as caixas de papelão e feche-as com fita adesiva, faça uma dupla camada de fita no fundo da caixa para reforça-la.

As caixas pequenas são indicadas para itens frágeis como louças e taças, e objetos pesados como livros. Existem caixas reforçadas com 2 e 3 camadas de papelão, você também pode forrá-las com plástico bolha para mais proteção.

As caixas médias são as melhores para a grande maioria de objetos. As dimensões de caixas variam bastante, mas considere as dimensões aproximadas de uma caixa média de 60cm x 30cm x 35cm.

As caixas grandes e extragrandes devem ser usadas com cautela, apesar de caberem mais coisas podem ficar muito pesadas e abrirem no transporte, ou ter espaço vazio que facilite avarias do seu conteúdo. Empacote itens volumosos e leves como almofadas, travesseiros e edredons.

Como encaixotar itens frágeis com cuidado

box with caution tag

Após escolher o tamanho de caixa correto, é a vez de utilizar o material adequado para protege-los. Para vidros, porcelana e cerâmica, a forma mais comum é utilizar o plástico bolha, papel manilha e jornais, embale um a um. Uma dica é usar toalhas e panos que você já tem em casa.

Não deixe espaço vazio dentro da caixa para evitar que o objeto se movimente durante a mudança. Você pode preencher com papeis, plástico bolha, isopor ou panos e toalhas.

Por último, escreva “frágil” em todos os lados da caixa, você pode usar fitas adesivas que já vem com essa sinalização. Também aponte o lado de cima da caixa para ser transportado sem tombar durante a mudança.

O que fazer na semana anterior da mudança

Sua casa já deve estar um tanto vazia e já pode sentir o ar de mudança. Continue com nosso passo a passo para não ter transtornos e imprevistos. Aqui entram também alguns afazeres mais burocráticos.

Solicite a transferência e desligamento de serviços

É fundamental que você solicite essas transferências ou desligamentos de serviços antes da mudança pois pode levar alguns dias até um técnico ir até sua moradia.

Segue os principais serviços em São Paulo, junto com os links:

  • energia elétrica: entre no site da Enel
  • água: acesse a agência virtual da Sabesp
  • gás encanado: acesse o site da Comgás
  • pacotes de TV a cabo, telefonia e internet

Atualize seus dados de endereço

Liste lugares em que você tem cadastro e atualize os dados antes da mudança para evitar que correspondências, cobranças e entregas sejam direcionadas para o seu endereço antigo.

Alguns deles são: bancos, plano de saúde, seguradoras, aplicativos de delivery, lojas virtuais e assinaturas de revista e jornal.

Tire fotos antes da mudança

Para deixar sua decoração da mesma maneira como estava, tire foto da disposição e organização desses objetos.

Caso tenha aparelhos eletrônicos e aparelhos de som com muitos cabos, tire foto de como eles estavam conectados e guarde-os separados e identificados para não se misturarem.

Desmonte móveis grandes

ajudante montando mesa de jantar

As empresas de mudanças geralmente possuem montadores de móveis na equipe, e muitas vezes fazem tudo no mesmo dia da mudança. Se optar por desmontar você mesmo, deixe todas as peças juntas incluindo parafusos, dobradiças e puxadores, e embale em plástico bolha.

Móveis planejados que serão levados e móveis de marcenaria sob medida pode exigir que o próprio fornecedor faça essa desmontagem e montagem, confira se haverá essa necessidade.

Faça reparos e uma limpeza na casa antiga

Normalmente é preciso deixar a casa antiga no estado em que a recebeu, o mais comum é que precise preencher furos na parede e repintar as paredes. Com a casa vazia, faça uma limpeza para devolvê-la em condições de uso.

Faça reparos e uma limpeza na casa nova

A mesma coisa vale para seu novo lar, verifique reparos necessários para se mudar sem se preocupar com isso depois. Se for necessário uma reforma maior, certifique-se que será concluída antes da mudança para evitar sujeira e estresse.

E antes de se mudar faça uma limpeza geral, é muito mais fácil com o espaço vazio.

Desligue a geladeira e freezer

A recomendação é que se desligue geladeira e freezer no dia anterior caso precise descongelar. Geladeiras mais modernas e modelos frostfree podem ser desligadas poucas horas antes da mudança, mas certifique-se que não haja gelo ou água, principalmente os refrigeradores que possuem dispenser de água e gelo.

Programe as compras da semana para não deixar muitos alimentos na geladeira e tente consumir o que já tem. O que sobrou, guarde em bolsas térmicas e coolers com gelo para serem transportados. Os deliveries de comida são grandes aliados nesse momento.

O que fazer durante a mudança

Se você seguiu as dicas anteriores, a sua mudança será simples.

Dê orientações à transportadora

ajudante arrumando tampo de móvel

É importante ter disponibilidade neste dia para acompanhar todo o processo durante a mudança, tanto na retirada como no destino, peça ajuda para pessoas próximas se necessário.

A empresa de mudança já deve ter seu inventário, mas confira junto ao líder da equipe quais móveis vão e quais não vão.

No destino, oriente a equipe onde montar seus móveis e peça para deixar o mobiliário e caixas dispostos nos cômodos corretos, o que te ajudará a organizar a mudança depois.

Faça uma última ronda na casa antiga

Veja se tudo ficou desligado, torneiras e registros devidamente fechados, portas e janelas trancadas. Certifique-se que nada ficou para trás em algum canto da casa ou móvel embutido, principalmente no quintal e depósito se houver.

O que fazer após a mudança

Transporte concluído! Suas coisas já estão no seu novo lar, agora vamos às dicas finais de como organizar uma mudança residencial.

Espere para ligar sua geladeira e freezer

Aguarde no mínimo 2 horas após a mudança para ligar geladeira, freezer e frigobar. Com a movimentação o óleo precisa retornar ao compressor, o que leva tempo. O ideal é que esses eletrodomésticos sejam transportados em pé, caso eles tenham sido deitados em algum momento, aguarde de 4 a 6 horas para ligá-los novamente.

Desempacote as coisas de acordo com a necessidade

pessoa retirando embalagem

Essa é provavelmente uma das etapas mais demoradas, principalmente se a quantidade de caixas foi alta. Mas se seguiu os passos anteriores, esse processo será muito mais fácil do que imagina, pois tudo estará identificado e nos seus devidos cômodos.

Não tenha pressa em terminar tudo de uma vez. Dê prioridade ao itens de necessidade imediata, como utensílios de cozinha, roupas de cama e itens de banheiro. Seu kit de sobrevivência vai te salvar caso não tenha tempo ou esteja muito cansado para fazer qualquer organização no mesmo dia.

Cuide da segurança da sua nova casa

Por precaução você pode trocar fechaduras, sobretudo se houver ex-moradores e você é o novo proprietário do imóvel. Faça cópias das chaves para os demais moradores e considere algumas reservas.

Para seu bem estar, principalmente se mudou para uma casa e não um apartamento, considere instalar um sistema de alarme e monitoramento, ou reforçar a proteção de portões e grades.

Avalie sua empresa de mudanças

ajudante de mudança caminhando para o caminhão

Deixe uma avaliação para a transportadora contratada. Boa ou ruim, isso ajudará outras a tomarem suas decisões e a empresa a melhorar seus serviços.

Você conseguiu!

Agora é o momento de desfrutar seu novo lar e também seu novo bairro ou cidade. Pesquise sobre pontos de lazer, opções de comércio local e demais serviços para conhecer a região.

A Osmar Mudanças te auxilia a tornar sua mudança mais produtiva e menos caótica seguindo estas boas práticas. Oferecemos o pacote completo de serviços para mudança residencial, como desmontagem e montagem de móveis, fornecimento de todo material de embalagem, equipe para encaixotar e também organizar seus pertences pós mudança.

Nosso time de consultores está preparado para te atender e dar todo o suporte que você precisa durante sua mudança, com todo o cuidado que você e sua mudança merece, entre em contato!

Espero que este guia lhe tenha sido útil e tenha sanado suas dúvidas! Se gostou, leias mais artigos que possam te ajudar e compartilhe com quem está se preparando para uma mudança residencial.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também:

Está de mudança? Estamos aqui para te ajudar

Peça um orçamento rápido e esclareça dúvidas com nossos consultores agora mesmo